In text

O Suicídio Merece Atenção.


 Em um dos períodos de maior índice de suicídio, segundo a OMS com uma média global de 11,4 por 100 mil habitantes, podemos ter a ideia do porque o tema tem ganhado cada vez mais espaços na mídia e com o devido foco diversos tipos de materiais são criados e lançados, incluindo vídeos de instituições que são contra o suicídio, series de TV, livros, etc.

 2017 não estas sendo o ano de mais foco para o tema, mas talvez o ano que com o lançamento da serie 13 Reasons Why/Os 13 Porquês, acarretou que muitos disseram ser uma grande polêmica, e ser bastante pesado também há quem diga que não gostou, pois os episódios revelam algo muito profundo que não deveria ser tratado dessa forma, mas deveríamos mesmo ofuscar isso sendo que a ascensão do assunto tem ajudado na prevenção dos trágicos acontecimentos?

 Ofuscar só fará que não seja possível compreendermos os fatos, e só agravará mais ainda a situação. Encarando de uma forma empática, e se estivesse acontecendo com alguém a nossa volta, saberíamos identificar os sinais dessa “decisão” que o indivíduo tomou? Portanto deve-se de fato deixar que seja disseminado.

 Consigo identificar facilmente com a utilização de minha sensibilidade durante a leitura de livros sobre o assunto e através da narrativa, sentir os anseios e as mágoas do personagem, assim como saber de seus motivos, pois a tratativa nos transporta para os pensamentos do personagem fazendo serem perceptíveis os principais sinais e também a possível solução para cada pessoa.

 Segundo o site de Prevenção ao Suicídio, os alertas se confundem aos sintomas de depressão causando certa confusão, sendo eles: mudanças bruscas de humor, recolhimento, tristeza, ansiedade, uso de substâncias tóxicas, agitação (insônia) e desesperança.

 Recentemente presenciamos mais uma morte de um artista por suicídio, que foi no dia 20 de julho a morte de Chester Bennington, vocalista do Linkin Park, um acontecimento lastimável e triste para a família e fãs do cantor. Contudo não é o primeiro caso no mundo artístico, receio que talvez a depressão seja o fator de maior relevância neste meio.

 Não devemos deixar de voltar a nossa atenção ao tema, porque é de extrema importância que o mesmo seja espalhado, o apoio à causa tem diversos benefícios além do principal que é a prevenção ao suicídio.


Posts relacionados

10 comentários:

  1. Oi Victor.
    O suicídio é um tema muito atual e que infelizmente ainda estará entre nós por muitos e muitos anos. Cada vez mais as pessoas se isolam, se sentem sós e cada vez menos a sociedade se importa. Espero sinceramente que mais campanhas preventivas sejam feitas, mas principalmente que comece a ser feito um trabalho sério com nossas crianças e adolescentes, quem sabe até mesmo nas escolas. Belo post.
    Abraço.
    Doces Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia! Tudo bem?

      A gravidade do assunto é demasiadamente alta, o que traz uma certa tristeza porque o assunto não é tratado como deveria ser tratado hoje em dia com um índice lá no alto.

      Grande abraço,
      www.cafeidilico.com

      Excluir
  2. É um tema muito triste. Engraçado - engraçado nada, felizmente - que eu, mesmo sofrendo de uma doença psíquica, que é o transtorno de ansiedade, nunca cheguei a cogitar. Pelo contrário, sempre tive medo de morrer. Mas como dizem, quem se suicida não quer acabar com a vida, quer acabar com o sofrimento.
    Falando em 13 Reasons Why até hoje não tive coragem de ver e não foi pelo tema... foi porque parece adolescente DEMAIS. kkkk Vale a pena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Duda! Tudo bem?

      É triste e por vezes amedrontador, ainda mais com os números subindo. Veja a serie, ela é muito boa, triste, mas boa. rsrs

      Grande abraço,
      www.cafeidilico.com

      Excluir
  3. Oi, Victor!
    Infelizmente esse assunto ainda não é levado tão a sério pela sociedade.
    Pior de tudo é que, antes de fazer isso, a pessoa demonstra muitos sinais, mas só depois que uma fatalidade dessa acontece é que vão querer entender os motivos.
    Ah! Te segui no spotify. Meu nome é o mesmo de seguidora aqui hahahaha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra ao livro Depois do Fim autografado
    Participe do sorteio de aniversário do Balaio de Babados e O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza! Tudo bem?

      E tem se agravado viu! É bem triste inclusive. Os sinais são vitais para sabermos ajudar da maneira correta, mas por falta de instruções acabamos que não percebemos.

      VOU VER E SEGUIR DE VOLTA!!! ;)

      Grande abraço,
      www.cafeidilico.com

      Excluir
  4. Oi Victor!
    Acho esse tema muito importante ser debatido, conversado, externado. Concordo contigo a respeito da série Os 13 porquês, muita gente achou "pesado", mas o que essas pessoas passam até chegar ao suicídio? Não tem que romantizar pra ficar bonitinho pras pessoas não, tem que chocar mesmo. Não é algo que deva ser fofo, mas sim reflexivo. Depressão sem dúvidas é um dos grandes causadores do suicídio, tenho alguém próximo que sempre que bate uma crise depressiva a primeira coisa que diz é que não tem vontade de nada. =/

    Além de tudo isso, deveria-se ter mais empatia. Houve um caso na minha cidade que um rapaz que tentou se matar. Gravaram um vídeo dele enquanto ele estava tentando pular de um local aqui, e os comentários eram ridículos. É foda o quanto o ser humano pode ser idiota, né? Ninguém sabia o que tava pensando aquele rapaz ou o que ele estava passando.

    Enfim, adorei o teu texto!
    Beijos
    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamilla! Tudo bem?

      Verdade tem que expor mesmo e mostrar a realidade nua e crua para ver se há mais foco neste assunto. A empatia é tudo e o que mais vemos é o contrário, de pessoas dizendo coisas super desagradáveis. Sem dúvidas eu luto pela prevenção, mas desde que falemos abertamente sobre os dados estatísticos e a realidade para termos um senso de urgência.

      Obrigado! =D

      Grande abraço,
      www.cafeidilico.com

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. É um tema que definitivamente deve ser falado e falado mais, pra colocar um senso na cabeça das pessoas que acham que é frescura ou que simplesmente não entendem. No entanto, precisa ser tratado de forma cuidadosa. Assisti 13 Reasons Why e depois lendo comentários percebi que a obra abordou bem explicitamente que o suicídio de Hannah foi meio que a única saída que ela encontrou, dentre outros problemas. Infelizmente, é realmente complexo... tanto tratar do assunto, como lidar com ele.

    Abração, amigo <3
    http://www.sextadimensao.com/

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! =] Volte sempre, com certeza teremos novidades quentinhas pra você!