In Eduarda Graciano livros resenha

A Indomável Sofia, Georgette Heyer.


  "Sofia Stanton-Lacy é alegre, impulsiva e de uma franqueza desconcertante, características que não combinam com o que se espera de uma mulher em sua posição na sociedade londrina do início do século XIX. Educada durante as viagens de seu pai, órfã de mãe, ela chega à casa de sua tia em Berkeley Square para derrubar as convenções e surpreender a todos com seus modos independentes e sua língua afiada. E Sophy parece ter chegado no momento certo: seus primos estão com muitos problemas. 
  O tirânico Charles está noivo de uma jovem tão maçante quanto ele, já Cecilia está apaixonada por um poeta, e Hubert tem sérios problemas financeiros. A prima recém-chegada decide então ajudar a todos com sua determinação e impetuosidade, e acaba enfrentando agiotas, roubando os cavalos de seu primo e atirando de raspão em um honrado cavalheiro. Embora sejam sempre mirabolantes e arriscados, seus planos sempre dão certo e tudo parece estar sob seu controle. O que ela não espera, porém, é que seu primo Charles, que aparentemente não vê a hora de arrumar um marido para ela, de repente passa a enxergá-la com outros olhos..." The Grand Sophy  406 Páginas – Record – Georgette Heyer – Ano 2016 (Originalmente em 1950).

                   
                                             
   
                                                                 


  Filha de um diplomata viúvo, a jovem Sofia Stanton-Lacy (que prefere ser chamada de Sophy) não é nem um pouco convencional para uma jovem dama da alta sociedade no começo do século XIX.
 Acostumda a ser carregada pelo pai em suas viagens pelo mundo, Sophy já viu e viveu muito mais do que qualquer garota convencional.

 Sir Horace, o pai, viaja até Berkeley Square, a propriedade de seu cunhado em Londres, e pede à sua irmã que receba sua doce e obediente filha enquanto ele viaja para a América do Sul à negócios.
  Sem ter como recusar o pedido do irmão, Lady Ombersley aceita receber a sobrinha que ela há muito não vê. Sua única preocupação é que seu primogênito, Charles, que é quem cuida de todos os assuntos relacionados à propriedade e ao que sobrou da fortuna da família (o pai quase os levara à falência em apostas), se oponha a vinda da garota, que implicará numa mudança na rotina de todos.

  E que mudança! Qual não é a surpresa dos Rivenhall, ao descobrir que Sofia não tem nada de doce, ingênua e obediente? A garota não tem papas na língua e não aceita que lhe digam o que fazer. Aparentemente dará muito trabalho... e Charles teme que não encontre ninguém disposto a casar com uma figura dessas!

 " [...] A pobre Cecy não consegue tirar uma soneca durante o dia, assim decidimos que ela não devia passar a noite acordada.
    - Quer dizer que você decidiu - disse ele."



  
  Pensa numa personagem impertinente, abusada e intrometida? Assim é a nossa protagonista. 
  Sophy tem aquela mania de fazer tudo exatamente ao contrário do que é aconselhada. Eu comecei a ler o livro achando-a um tanto estressante.

 Ela é o centro das atenções por onde quer que passe. Não só por sua estatura - a garota é bem alta, mas por seus modos extrovertidos e por sua vontade de ajudar todos a sua volta. Conforme vamos conhecendo-na melhor, percebemos o quão grande é seu coração. Coração esse que, para desespero de seu primo - que tem total intenção de encontrar um noivo para a moça, não tem o menor interesse por parte de sua dona em ser ocupado.




  Alerta de livro xuxu! 

  Eu me encantei por esse livro por conta da sinopse (além dessa capa linda, claro) e tive de ir correndo ler. Não lembro se já mencionei aqui, mas AMO um romance cão e gato. Existe uma animosidade entre Sofia e Charles desde o começo, já que ele é um belo dum ranzinza que gosta de tudo certinho e sua prima não conhece os limites da discrição. Claro que, quando ela descobre o ponto fraco dele, aproveita para importuná-lo. E é assim que ela vai desarmando ele.

  "A voz de Sophy cessou; ela ergueu os olhos e encontrou os do Sr. Rivenhall. Ele a fitava fixamente, como se uma ideia, ofuscante em sua novidade, lhe tivesse ocorrido."

  Quem espera um romance escandaloso e sensual já pode dar meia volta. "A Indomável Sofia" foi escrito nos anos 50, portanto não existem cenas tórridas de paixão (à la Julia Quinn, Lisa Kleypas e derivados) durante a leitura. O romance é discreto e acontece de forma até imperceptível para os menos atentos.

  Deixando um pouco o romance de lado, o foco do livro é mesmo a Sophy... que rouba carruagens, discute com desconhecidos e até atira num homem. Um retrato de sua coragem e inconveniência (haha) entregue de forma leve e bem-humorada.

  Recomendo pra qualquer um que aprecie uma boa história, bastante dinâmica e que arranca risadas e suspiros!

Posts relacionados

5 comentários:

  1. Oi Eduarda!
    Sou doida pra ler esse livro *-*
    Acho a capa linda e acho que vou gostar da mocinha e do romance leve!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Eduarda! Pois é, o pessoal vai lendo esperar algo Julia Quinn e não encontra rsrsrs mas eu adorei o livro, acho que a autora descreve bem os costumes do século 19 além de Sophy ser uma ótima protagonista!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi, Eduarda!
    Bate que também amo um romance gato-e-rato. Ainda não li esse porque vi umas resenhas falando que a Sofia é meio chatinha...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  4. Eu já li este livro e gostei bastante, sua opinião está bem parecida com a minha. Gistei de saber que o livro foi escrito nos anos 50, desconhecia esta informação e ela por si so explica muitas características do livro.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Eduarda!
    Eu não sabia que a obra havia sido escrito nos anos 50, achei bem legal isso... apesar de adorar romances de época com cenas mais quentes, mas achei o enredo desse bem legal. E bem a frente do seu tempo.
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! =] Volte sempre, com certeza teremos novidades quentinhas pra você!