In Eduarda Graciano livros resenha

Emma, Jane Austen.



  "Emma Woodhouse, uma jovem bonita, inteligente e encantadora, está decidida a jamais se casar. Ela já possui toda a fortuna e a independência de que precisa e sente-se perfeitamente satisfeita com sua situação, o que não a impede de se divertir planejando casamentos entre as pessoas que a cercam. Ao conhecer Harriet Smith, uma moça de status social mais baixo, Emma decide ajudá-la a encontrar um pretendente que seja um verdadeiro cavalheiro. Porém, a jovem descobre que interferir demasiadamente na vida dos outros pode por em risco a própria felicidade. Para garanti- la, Emma deve superar seus preconceitos e compreender melhor o que se passa em seu coração. Marcado pela inigualável ironia de Jane Austen e repleto de diálogos geniais, Emma é um retrato vívido da situação das mulheres na Inglaterra do início do século XIX." Emma  472 Páginas – Nova Fronteira – Jane Austen – Ano 2017 (Originalmente em 1815).



                                                     Resultado de imagem para emma nova fronteira

   


  A jovem Emma Woodhouse é linda, rica, inteligente e de bem com a vida. E resolve que é uma grande cupido após juntar (de acordo com ela, claro) sua dama de companhia, Srta. Taylor, com o Sr. Weston, um viúvo amigo da família que todos acreditavam que jamais se casaria novamente. 

  Quando conhece a inocente Harriet Smith, Emma encontra a distração perfeita para si mesma - que se sente um tanto só sem a companhia da, agora, Sra. Weston - e a oportunidade de ajudar uma boa moça com seus dons de casamenteira.

  Porém talvez o Sr. Knightley esteja certo, e suas intromissões na vida amorosa alheia podem mostrar que ela não conhece tão bem o coração humano.





  Uma mocinha mimada raramente agrada. Mas eu amo Emma Woodhouse e irei defendê-la! (Ah! Já citei esse livro na resenha do filme Love by the Book, que você pode ver clicando aqui.)

  Aos 21 anos, Emma teve muito pouco na vida que a aborrecesse. Ela é alegre, jovial e contagia a todos com seu bom humor e disposição. 

 Depois que a irmã se casou, vive com o pai viúvo e com sua ex-preceptora (agora dama de companhia). Emma acredita ter sido a responsável pelo romance e casamento de sua irmã Isabella com o vizinho, John Knightley, a quem ambas conheciam desde crianças. E após sua dama de companhia também se casar, Emma acredita piamente que ninguém entende das artimanhas do coração como ela, e decide que juntar casais é sua grande missão.

   " - Quando a vaidade age sobre uma cabeça fraca produz toda a sorte de danos."

 Essa decisão será o principal ponto das várias discussões entre ela e um de seus mais antigos amigos, George Knightley, que coincidentemente é o irmão mais velho de seu cunhado. Emma crê que os 16 anos que os separam (ela e o Sr. Knightley) fazem com que ele ache que tem o direito de dizer a ela o que fazer e até mesmo de puxar sua orelha de vez em quando. 

  Os diálogos entre os dois são, pra mim, o ponto alto do livro. 

  " - Palavra de honra, Emma, que ouvindo você abusar assim do raciocínio que tem, quase me leva a pensar igual. É melhor não ter bom senso do que empregá-lo como você o faz.
  - Sem dúvida - exclamou ela, jocosamente. - Sei que este é o sentimento de vocês todos. Sei que uma jovem como Harriet é exatamente o que todos os homens aspiram; algo que ao mesmo tempo enfeitiça os sentidos e satisfaz o julgamento. Ah, Harriet pode escolher alguém a dedo. Se o senhor estivesse a fim de casar, ela seria a sua mulher ideal."




  Nossa jovem protagonista, apesar de um pouco egoísta e mimada, tem um enorme coração. Ela é segura de si, tem uma posição respeitável na sociedade e zero intenções de se casar um dia. A alegria de seus dias é maquinar pequenos planos para juntar sua mais nova amiga Harriet com o par que ela considera ideal.

 Mas Emma também é muito inocente, e essa é, sobretudo, a história de seus tombos e amadurecimentos. Porque é claro que essa intromissão no coração dos outros uma hora vai se virar contra ela.

  " (...) Como tinha sido tão desconsiderada, tão indelicada, tão irracional, tão insensível a sua conduta! Que cegueira, que loucura a estariam guiando! A constatação chocou-a com espantosa força, e ela estava disposta a lher dar todos os nomes terríveis do mundo. Alguns resíduos de respeito para consigo, no entanto, apesar de todos esses deméritos, alguma preocupação com sua própria aparência, e um forte senso de justiça para com Harriet, deram a Emma a resolução de aceitar tudo e até mesmo com aparente bondade."

  Jane Austen é Jane Austen e cada personagem é primorosamente construído nessa comédia de costumes. Não é à toa que George Knightley compete tão de perto com o Sr. Darcy: sarcástico, inteligente e sensível, descobri que ele é mesmo meu herói austeniano favorito; o galante Frank Churchill, com quem todo mundo (quase todo mundo) aparentemente shippa Emma, e por quem ela mesma talvez questione se está ou não apaixonada; Jane Fairfax, que de acordo com sua tia, a divertidíssima Srta. Bates, é simplesmente perfeita, o que dá nos nervos de Emma; o Sr. Woodhouse, pai da protagonista, um senhor hipocondríaco que simplesmente adora a filha e fez dela a dona da casa. Entre esses estão vários outros personagens (o embuste do Sr. Elton e sua querida esposa, por exemplo) que compõem essa maravilhosa obra e, junto com Emma, constroem um fiel retrato de parte da sociedade inglesa do séc. XIX.







  Como não poderia deixar de ser, temos o humor refinado e as ironias de Jane Austen,  algumas cutucadas quanto às desigualdade sociais e à posição da mulher, e uma mocinha forte, humana e apaixonante!

   " - Oh! eu sempre mereço o melhor tratamento, porque não tolero nenhum outro."

Posts relacionados

12 comentários:

  1. Oi Eduarda!
    Eu já assisti uma websérie baseada nesse livro e me parece que ficou bem fiel. A Emma parece ser ao mesmo tempo irritante e adorável. haha Quero ter a oportunidade de conhecê-lo um dia, só me falta verba. E essa edição é linda!
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou suspeita pra falar de qualquer adaptação de Emma. Emma cabe em todos os formatos, épocas e situações! As melhores adaptações são desse livro! *-*
      "Emma Approved", essa websérie que vc falou, é mesmo INCRÍVEL! EU AMOOOOOOOO!
      Bjs

      Ah, indico a minissérie de 2009, melhor adaptação ever ♥ gosto mais do que do livro. Tem no dailymotion legendado.
      bjjj

      Excluir
  2. Oi Eduarda!
    Agora que eu vi aqui do lado q vc é estudante de Biblio, eu tbm! hahah
    Minha mãe adora os livros da Jane Austen! Até hj eu só li Orgulho e preconceito dela, gostei do livro mas acho o filme muito maravilhoso, rs. Apesar disso, pretendo ler outros da autora sim!
    Sua edição de Emma é linda! *----*
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou sim. Vou pro ultimo ano agora em 2018! *-* hehe
      Então... LEIA. Jane Austen é sinônimo de perfeição. Sua mãe tem bom gosto! kkk
      Eu AMO o filme também, acho que se complementam.
      É linda essa edição né? É capa dura! E a tradução tá mara também! Recomendo.

      Bjss

      Excluir
  3. Oi Eduarda!
    Esse é um dos que ainda não li da Jane. Mas confesso que é um dos últimos da lista porque vejo que ele desagrada alguns leitores mais do que os outros livros. Pelo jeito não foi o seu caso. Que bom!
    Beijo,
    Alem da Contracapa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana. Se desagrada, é só por conta da mocinha... rs
      Mas tente compreendê-la, ela só é imatura! hehe

      Bjss

      Excluir
  4. Oi, Eduarda!
    Eu tenho quase certeza que tenho esse livro aqui em casa mas nunca li. Na verdade, eu tenho alguns livros da Jane e nunca li. Que vergonha hahahaha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Natal Literário e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  5. Oi Eduarda, Emma é um dos livros da Jane Austen que ainda não li, mas eu adoro um romance de costumes e as cutucadas da Austen, fico feliz por ter sido uma boa leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. I like your post! I'm following you :)
    http://casaninnamamma.blogspot.it

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! =] Volte sempre, com certeza teremos novidades quentinhas pra você!