In livros resenha

A Lógica Inexplicável da Minha Vida, Benjamin Alire Sáenz.



Salvador levava uma vida tranquila e descomplicada ao lado de seu pai adotivo gay e de Sam, sua melhor amiga. Porém, o último ano do ensino médio vem acompanhado de mudanças sobre as quais o garoto não tem nenhum controle, como ímpetos de raiva que ele não costumava sentir. Além disso, Salvador tem que lidar com a iminente morte da avó, com uma tragédia repentina que acontece na vida de Sam e com o fato de seu pai estar se reaproximando de um ex-namorado. Em meio a esse turbilhão de sentimentos, que vão do luto ao amor e da amizade à solidão, Sal passa a questionar sua própria origem e identidade, e tenta encontrar alguma lógica para a sua vida uma tarefa que parece quase impossível. | Páginas: 440 – Editora Seguinte – Benjamin Alire Sáenz – Ano 2017 – Ficção, YA.



A vida de Sally ou Salvador é estável sempre rodeada de amor por parte de seu pai adotivo, Vicente, por sua avó também adotiva, Mima, e sua grande amiga Sam. Todos sabemos que o período do último ano do ensino médio para alguns é um tempo consideravelmente confuso e somado com a certeza iminente da morte de sua avó, e por outros acontecimentos relevantes para o desfecho, o garoto se vê em meio a um turbilhão de sentimentos e respostas que ele não quer saber.

O caráter do livro é justo, mas não inovador devido à natureza da escrita de Benjamin que quase sempre esquadrinha jovens com algum problema em sua vida pessoal, contudo ainda sim é de caráter justamente único por receber a atitude da escrita do autor.

A história pesca o leitor e o guia em meio as palavras de cada uma das páginas, transportando o mesmo ao seio das cenas descritas. Imaginei que Alire teve o trabalho de selecionar minuciosamente a cada uma das palavras, o que é fantástico, contudo sabemos que isso apenas significa o talento do escritor.

Os atributos físicos desta edição têm pontos a serem destacados e outros a serem questionados. Sobre o destaque parte do preceito da ótima diagramação que por sua vez apresenta um bom espaçamento e tamanho das letras para cada uma das páginas trazendo conforto na hora da leitura. O único questionamento que tenho a fazer é sobre a capa acredito que a mesma poderia ter um aspecto mais clean e ilustrar melhor o que a história realmente passa ao leitor.

Existem personagens que te ganham por serem doidos e ou divertidos, e existem personagens que te ganham por serem sábios e assim foi com Vicente, eu sinceramente adorei a sabedoria que o personagem esboçava ao seu filho e familiares, foi realmente um personagem muito bem construído e traz a leveza para os temas que são retratados na história. Os outros personagens são ótimos e divertidos, alguns problemáticos, mas são muito simpáticos.

Não posso afirmar que a qualidade desta história está especialmente na escrita, pois a qualidade e a potencialidade da mesma está na lição que levamos destas 440 páginas.

Posts relacionados

4 comentários:

  1. Quero tanto ler esse livro, está na minha wishlist! <3

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo a leitura! Acredito que irá curtir bastante.

      Grande abraço!

      Excluir
  2. Oi Victor, desde o lançamento desse livro eu estou curiosa pela premissa, e tb pq nunca li nada do autor e pessoal geralmente gosta bastante, espero em 2018 conseguir conferir!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi! Tudo bem?

      É bem bacana, recomendo!!!

      Grande abraço!

      Excluir

Obrigado pela visita! =] Volte sempre, com certeza teremos novidades quentinhas pra você!