In dicas Julia Rietjens

5 Exercícios para aperfeiçoar a criatividade.


Você, escritor ou criador de conteúdo (olá, amigos blogueiros!), provavelmente já ouviu falar do terrível monstro que assombrou todos nós pelo menos uma vez na vida: o bloqueio criativo. Mas se não sabe o que é, aqui vai uma breve explicação para entender melhor:

Bloqueio criativo é um termo que surgiu na década de 40, a partir de um estudo realizado por um psiquiatra que queria entender porque alguns escritores simplesmente não conseguiam criar - sim, é um termo direcionado primeiramente aos escritores, mas que hoje já é utilizado por diversos artistas para explicar o que nada mais é um momento de falta de inspiração, que pode durar horas, dias, meses, até mesmo anos!

Não vou entrar nas especificações psicológicas das possíveis causas do bloqueio criativo, mas se te interessar, recomendo que leia este post:
(http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/o-que-e-bloqueio-criativo/99595/).

No entanto, se você estiver passando por um desses momentos de “branco” e não vê a hora de superá-lo, separei alguns exercícios que podem ajudar a despertar a criatividade que sei que ainda existe em você:

1.7x7x7 (ou qualquer outro número que você desejar).
O princípio é bem simples: encontre o sétimo livro de sua estante (física ou virtual, afinal estamos no século XXI, não é mesmo?). Abra-o na página 7. Olhe para a sétima frase ou leia o sétimo parágrafo da história. Inicie sua própria história a partir desse conteúdo.

2. Fatos reais x Fantasia.
Leia uma notícia verdadeira no jornal (novamente, físico ou virtual). À partir desse conteúdo, desenvolva uma história fictícia, porém utilizando aqueles mesmos fatos - data, local, pessoas. Metade da sua trama já está quase pronta, só é necessário desenvolver um enredo!

3. Como se fosse à primeira vez…
Volte no tempo e pense nas coisas que você fez pela primeira vez: andou de bicicleta, foi à escola, deu o primeiro beijo, tomou o primeiro porre. Depois, descreva a cena nos mínimos detalhes, deixando a mente fluir. Fique a vontade para mudar os detalhes, afinal, existe melhor maneira de mudar o passado do que escrevendo?

4. Economize palavras!
Descreva um personagem sem utilizar os verbos ser, ter ou estar. Ou então fale sobre uma cor sem utilizar seu nome ou associá-la à algum fenômeno. Escolha apenas 20 palavras e escreva uma página inteira (alguém falou em Dr. Seuss?). Teste o limite do dicionário que há em você (ou no Google)!

5. Crie uma nova persona!
Imagine se você acordasse hoje e descobrisse que é o rei da Inglaterra no século XVIII? Como você agiria? Qual seria seu signo? E suas qualidades? Como você se relacionaria com seus criados? Aproveite a oportunidade de escrita e se transforme em outra pessoa, alguém totalmente diferente do que você é!

E aí, já tentaram alguns desses exercícios? Se tiver mais alguma dica para sair do bloqueio criativo, deixe nos comentários!



Posts relacionados

6 comentários:

  1. Oi Júlia! Adorei a matéria, já enfrentei bloqueios criativos terríveis, nunca achei que existisse exercícios para a criatividade, o que eu costumo fazer quando acontece comigo e criar uma playlist com minhas músicas preferidas, a criatividade acaba surgindo enquanto ouço. Agora vou levar esses exercícios para a vida! Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Meicy! Quis trazer umas dicas que te "obrigasse" a usar a criatividade mesmo, e não simplesmente espairecer... Elas são muito úteis quando você quer sair da zona de conforto!

      Excluir
  2. Achei as dicas bem interessantes, geralmente quando acontece comigo procuro fazer outras atividades diferentes do que estou acostumada, sair mais e ficar um pouco longe do assunto! Achei as dicas desafiadores, fogem bastante da nossa zona de conforto e talvez por isso tenha eficácia!
    Um beijo!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quis trazer algo que te "obrigasse" a usar a criatividade e não apenas espairecer! O desafio de escrever algo diferente do que está acostumado pode ser bem útil ;)

      Excluir

Obrigado pela visita! =] Volte sempre, com certeza teremos novidades quentinhas pra você!