In inspiração Julia Rietjens

A vida e as obras de: Cecília Meireles.


Como minha primeira publicação voltada diretamente para a biografia de autores, gostaria de começar homenageando Cecília Meireles, uma de minhas escritoras favoritas, que em minha opinião, é a mulher que enaltece a literatura brasileira.



Se você estudou o mínimo de literatura, sabe que Cecília foi uma grande poetisa do século 20 para nosso país. Além de ser a primeira mulher a ter um expressivo número de obras publicadas no Brasil, a autora foi reconhecida por lutar pelos direitos da mulher, por acreditar na imprensa livre e por solidificar a ideia da arte poder ser usada como meio de educar.

Veja abaixo a linha do tempo da escritora:



No decorrer de sua vida, a escritora percorreu os Estados Unidos, Europa, Ásia e África, realizando palestras sobre Literatura, Educação e Folclore, o que ajudou a aumentar sua fama; tanto que sua poesia foi traduzida para diversas línguas, incluindo espanhol, inglês, francês, italiano, alemão e hindu.

Como autora, as primeiras obras de Cecília foram associadas ao Simbolismo, embora ela nunca tenha se juntado a nenhum movimento literário formalmente. Apesar de a escritora ter vivido na época da ascensão Modernista, seu trabalho é muito relacionado aos movimentos literários romancistas, realistas e surrealistas.

Conheça suas principais obras:


E você, o que acha de Cecília?



Posts relacionados

4 comentários:

  1. Oi Julia
    Gostei muito de relembrar sobre esta grande mulher. Infelizmente não li nenhum livro dela.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisela!
      Recomendo muito seus livros, são inspiradores :)

      Excluir
  2. Uma mulher inspiradora! Muito bom saber mais sobre ela.
    Acredita que nunca li uma antologia completa? Só poemas soltos. Mas me lembro que conheci por causa do Castelo Rá-Tim-Bum. Cultura sendo cultura. rsrsrs
    Beijoos

    ResponderExcluir
  3. Pois, Duda, recomendo especialmente a antologia Espectros e Antologia Poética. São ambas ótimas coleções de poemas :)

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! =] Volte sempre, com certeza teremos novidades quentinhas pra você!