In inspiração Julia Rietjens

A Vida e Obras de Fernando Pessoa e Machado de Assis.



No mês de junho é comemorado o aniversário de dois grandes nomes da literatura, Fernando Pessoa e Machado de Assis. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles?


FERNANDO PESSOA

Fernando Pessoa nasceu no dia 13 de junho de 1888, em Lisboa, Portugal, e ainda hoje é considerado um dos mais importantes poetas, filósofos, dramaturgos, ensaístas, tradutores e críticos literários portugueses. Foi educado na África do Sul e, por conta disso, escreveu seus primeiros poemas em inglês. Só aos 20 anos é que passou a compor em português, tratando de temas tradicionais de Portugal e de algumas reflexões do seu eu.

Em 1915 produz alguns textos para a revista Orpheu, os quais foram linchados pela sociedade conservadora da época. Portanto, Pessoa começa a adotar heterônimos – ou seja, indivíduos diferentes, com personalidades diferentes, cada qual representando as angustias ou desejos do autor. Veja abaixo:

·         Alberto Caeiro nasceu em Lisboa no dia 16 de abril de 1889 e viveu quase toda sua vida como camponês, praticamente sem estudos. Caieiro apenas escreveu poesias, pois afirmava que somente estas dariam conta de expressar a realidade. Por isso, diz-se que Alberto foi o mais objetivo de seus heterônimos, pois buscava eliminar qualquer subjetividade de seus textos.
·         Álvaro de Campos nasceu em Porto, em 19 de setembro de 1887. Foi o único a mostrar diversas fases poéticas ao longo de suas obras. Tem como característica marcante ser um estrangeiro em qualquer parte do mundo, por isso é ligado à vontade de conquistar e pela paixão ao progresso. Além disso, é considerado ser o lado mais moderno de Pessoa, pois era ligado ao Futurismo.
·         Ricardo Reis também nasceu em 19 de setembro de 1887, no entanto, ao contrário do heterônimo anterior, representa uma vertente clássica e neoclássica. Mais formal, expressava suas obras com simetria, harmonia e bucolismo. Tratava muito sobre o fim de todos os serem vivos.

Em vida, Fernando Pessoa publicou apenas quatro de seus trabalhos: 35 Sonnets (1918), Antinous (1918), English Poems I, II e III (1921) e Mensagem (1934). No entanto, após sua morte, foram publicadas mais de dez obras. Conheça algumas abaixo:

·         1942: Poesias de Fernando Pessoa
·         1944: Poesias de Álvaro de Campos, A Nova Poesia Portuguesa
·         1946: Poesias de Alberto Caeiro, Odes de Ricardo Reis
·         1952: Poemas Dramáticos
·         1974: Poemas Ingleses Publicados por Fernando Pessoa
·         1986: O Guardador de Rebanhos de Alberto Caeiro
·         1986: Primeiro Fausto


MACHADO DE ASSIS

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839, no Rio de Janeiro. Foi criado no Morro do Livramento e, apesar de não ter condição monetária para investir em educação, estudou como pôde. Sempre ligado ao mundo intelectual, foi um importante jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo brasileiro, além de ter alcançado cargos públicos de valor.

Aos 15 anos, publicou seu primeiro trabalho, o soneto À Ilma. Sra. D. P. J. A.. Trabalhou na Imprensa Nacional, no Correio Mercantil, na redação do Diário do Rio de Janeiro e também escreveu regularmente na revista O Espelho, como crítico teatral. Seu primeiro Romance, Ressureição, foi publicado em 1872.

Machado de Assis testemunhou a Abolição da Escravatura e a substituição do Império pela República, comentando frequentemente sobre as mudanças políticas no país durante sua época. Ocupou por mais de dez anos a presidência da Academia Brasileira de Letras, também conhecida como Casa de Machado de Assis. Sua obra continua sendo, ainda hoje, muito importante para as escolas literárias brasileiras.

Conheça as suas principais obras:

  • ·         1864: Crisálidas
  • ·         1866: Os Deuses de Casaca
  • ·         1870: Contos Fluminenses
  • ·         1881: Memórias Póstumas de Brás Cubas
  • ·         1882: O Alienista
  • ·         1891: Quincas Borba
  • ·         1899: Dom Casmurro
  • ·         1901: Poesias Completas


Posts relacionados

2 comentários:

Obrigado pela visita! =] Volte sempre, com certeza teremos novidades quentinhas pra você!