In dicas Julia Rietjens

Como desenvolver o hábito de leitura.



Sou uma pessoa completamente apaixonada pela literatura, inclusive, por muitas vezes ouvi frases tipo “você terminou esse livro em menos de uma semana?!”, “como você consegue ler mais de um livro ao mesmo tempo?!”, “mas não consegue largar o livro nem para ir ao banheiro?!”. Pois é, eu gosto de ler.

A leitura, para mim, é algo natural. Sou o tipo de pessoa que está mais do contente em ficar na tranquilidade do meu quarto com um livro na mão. Aliás, sempre falo que ler é mais um vício que um hábito. No entanto, nem todo mundo pensa assim – uma pesquisa divulgada em 2016 mostrou que 44% da população brasileira não possui o hábito de ler – e certas pessoas ainda sentem grande dificuldade em criar afeição aos livros. Se você acha que se identifica com isso, esse post é para você!

Confira abaixo algumas dicas que te ajudarão a desenvolver o hábito de ler (principalmente se você não tem muito tempo disponível):

  • Saiba o que te agrada: de nada adianta eu pegar um livro com um gênero que eu não gosto, pois estarei lendo sem realmente compreender a trama da estória e, consequentemente, sem curtir a leitura. Portanto, essa dica é simples: encontre livros com temas que te prendam a atenção;

  • Seu livro é seu melhor amigo: tem uns dias que estamos para baixo, que nada parece ajudar e nos animar... Bem, por que não dar uma chance àquele livro guardado no canto da prateleira? Uma história incrível pode estar te esperando, pronta para te fazer esquecer os problemas e simplesmente relaxar;

  •   Não traia o autor: essa dica é boa para os ansiosos (e iniciantes) de plantão: não tente ler três, quatro, cinco livros de uma vez! Vá com calma, termine uma história antes de começar outra. Assim como em um relacionamento, o ideal é dar atenção total a um livro por vez;

  • Antes com um livro do que mal acompanhado: leve o exemplar que você escolheu como a leitura do mês, por exemplo, sempre com você (pode ser no seu celular sim!) e aproveite qualquer tempo livre para colocar a leitura em dia. O ônibus atrasou? Chegou mais cedo para um compromisso? Toda hora é hora de ler!

  • Leio, portanto escrevo: já ressaltei aqui diversas vezes que um bom escritor é um ótimo leitor. No entanto, você não precisa ter o dom da escrita para colocar algumas ideias no papel. Às vezes, para criar o hábito da leitura, é necessário fazer o caminho inverso: escrever para poder ler. E, cada vez que você desejar melhorar seus textos, é natural que você procure, na leitura, um mentor onipresente.


Conta para mim nos comentários se você fez alguma coisa diferente para começar a ler frequentemente!

Posts relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela visita! =] Volte sempre, com certeza teremos novidades quentinhas pra você!