In Eduarda Graciano livros resenha

Peter pan.


“Peter Pan quer ser eternamente menino. Na história criada pelo escritor escocês, J.M.Barrie, e publicada pela primeira vez no início do século XX, Peter e Sininho, a fada, levam seus amigos João, Miguel e Wendy para conhecer o lugar em que vivem, a Terra do Nunca, onde o tempo não passa. Uma sucessão de aventuras espera a turma. Eles vão conhecer a aldeia dos índios e os Meninos Perdidos, se deparar com um navio pirata e ter que enfrentar o temível Capitão Gancho. Uma história cheia de emoções e mensagens”. | J. M. Barrie – Zahar – 224 Páginas – Ano 2012 (Originalmente em 1911) – Literatura estrangeira, romance, infanto-juvenil.


É em uma noite “comum” em londrina que Peter Pan faz sua entrada pela janela dos Darling e leva com ele, voando, os irmãos Wendy, João e Miguel, que seguem o garoto para a Terra do Nunca, um lugar onde se é criança para sempre.

Acredito que todos conhecem a história do garoto que não queria crescer e que vive com a fada Sininho e os garotos perdidos numa terra misteriosa e cheia de aventuras. Esse clássico intemporal já foi adaptado inúmeras vezes e tem na animação de 1953 da Disney sua versão mais famosa.

O romance surgiu da peça de teatro do próprio autor intitulada Peter e Wendy, que conquistou os ingleses no começo do século XX. A mágica história do menino que sempre seria criança é um pouco mais séria do que nos mostrou a Disney.

A escrita do autor é bem dinâmica e seus personagens muito bem construídos. Barrie conversa com crianças, adolescentes e adultos, e traz em Peter significados que vão muito além do amor e do apego à infância, passando pelo medo, pela insegurança e pela solidão.

É maravilhoso voltar no tempo – à nossa própria infância, acompanhar as aventuras dos meninos perdidos contra o Capitão Gancho e mais ainda, refletir sobre como crescer tem seu lado bom e até mesmo necessário. Eu diria que J. M. Barrie morde e assopra. É uma leitura melancólica (se você for adulto, claro), mas sem dúvida indispensável para todas as idades.

Posts relacionados

1 comentários:

  1. Ahhh, eu amo essa história. Já assisti várias variações e releituras dela. Esse livro deve ser uma delícia!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! =] Volte sempre, com certeza teremos novidades quentinhas pra você!